Minha opinião sobre o Pós-quarentena

Um escritório do Slack

Introdução

Acredito que esta quarentena está nos mostrando que o trabalho remoto ou homeoffice funciona muito bem, principalmente para área de desenvolvimento de software (DEVs). Acredito que o modo como trabalharemos pós-quarentena, será bem diferente. E isso eu falo para a todas áreas. Gestores e pessoas com poder de decisão estão experimentando e percebendo que o trabalho remoto realmente funciona.

Comunicação

Acredito que o amadurecimento desse novo modelo acontecerá naturalmente ou por necessidade. Umas das coisas que percebi, é que a COMUNICAÇÃO É ESSENCIAL para este modelo. O investimento em ferramentas de comunicação é imprescindível. Temos exemplos mais simples como grupos de Whatsapp à ferramentas mais especializadas como o Slack.

Logo do Slack

Noto que as reuniões remotas que tenho ficaram mais rápidas e direto ao ponto. Existem soluções simples e grátis para isso, como o Google Meet

Inclusive, o modo como tratamos documentos locais como planilhas e documento eletrônicos, serão atualizados para serem utilizados em tempo real.

Vejo muita gente ainda enviando arquivos digitais, como por exemplo, arquivos do excel e word, por e-mail para serem corrigidos ou alterados por outras pessoas, sendo que já existe ferramentas que facilitam isso e melhor, você acompanha em tempo real quem e onde está alterando a linha tal do documento em questão. Um exemplo de ferramentas assim são o Google Drive (Grátis) do Google e o Microsoft 365 (Pago) da Microsoft.

Google Drive

Email vs Ferramentas de Colaboração

Slack

Hoje, eu acho muito chato ficar enviado e-mails, ter que marcar outras pessoas no email. Apesar de eu ter diminuído, ainda assim tem. Umas das coisas que estou experimentando, mesmo que simples, é comunicação em grupo onde todos veem uma discussão e caso necessário, poderão intervir e ajudar a solucionar o que está em discussão. Algo que no e-mail não é tão natural.

Pelo vídeo acima, podemos ver que é bem simples a comunicação, inclusive o compartilhamento de algum documento. No vídeo foram apenas duas pessoas, agora imagine em uma equipe de 5 a 10 pessoas. Todos terão clareza do está ocorrendo.

Gerenciamento do Tempo

Acredito que o auto gerenciamento será essencial devido a independência que você irá ter. Por isso, o gerenciamento do tempo será muito importante para nós. Geralmente, um rotina comum é trabalhar das 08:00 às 17:00, depois disso, esse tempo é seu.

Com uma ferramenta chamada Wakatime, ele te dá uma visão muita ampla do que você está fazendo em termos de código. Além de você pode criar vários tipo de metas

Logo WakaTime

Fiz um artigo já sobre isso chamado Wakatime. Lá explico mais afundo sobre a ferramenta e dou dicas.

Conclusão

Serviços baseados em nuvem passarão a ser um necessidade nas organizações, inclusive essas optando por diminuir suas infras e terceirizar isso para outras empresas como Amazon AWS, por exemplo.

Os provedores de internet serão ainda mais importantes para as pessoas e para as empresas.

Acredito que estaremos mais conectados do que antes e com isso novas necessidades e novos negócios. Além de serviços que antes eram vistos como “secundários”, passarão a serem, no mínimo, importantes.

Por fim, isso é apenas uma opinião.

--

--

--

Desenvolvedor e tem um site https://iagofrota.com.br.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Iago Olímpio Frota

Iago Olímpio Frota

Desenvolvedor e tem um site https://iagofrota.com.br.

More from Medium

Van Life: Denver to Utah, Where to take your Native Campervan.

Have you ever cold emailed the CEO of a big company?

3 Ways To Avoid Burnout Whilst Working Remotely

What If There’s Not “A Place for Mom?”: As America Faces a Looming Nursing Home Crisis